O sudeste dos EUA perdeu 0,84% de sua área de floresta natural em 2022, enquanto o Brasil perdeu 0,66%. Outros “pontos críticos de desmatamento”, Indonésia e Camarões, perderam 0,25% e 0,48%, respectivamente.

Perda de floresta natural no sudeste dos Estados Unidos como % da área de floresta natural excede a do Pará, Brasil em 5 estados
Dividindo o sudeste dos EUA em estados, vemos que cinco deles perderam mais área de floresta natural em 2022 do que o estado brasileiro do Pará. Mais especificamente, Carolina do Sul (1,15%), Geórgia (1,09%), Alabama (1,05%), Mississippi (0,96%) e Carolina do Norte (0,80%) perderam mais de sua área de floresta natural do que o Pará (0,77%) .

Embora uma taxa relativamente alta de perda de florestas naturais no sudeste dos EUA não seja um cenário novo, esses dados estão se tornando cada vez mais relevantes à medida que os governos começam a penalizar as cadeias de abastecimento de madeira de países com altas taxas de desmatamento e degradação florestal. Por exemplo, a partir de 2025, a UE sujeitará os produtos de madeira de países rotulados como “alto risco” de desmatamento e degradação florestal a maiores verificações e obrigações de devida diligência.
TimberCheck – Information on forest product supply chains for timber due diligence. Contact.
Notas: (1) Essas estatísticas foram calculadas a partir dos dados do Global Forest Watch de 2022. (2) A área total de floresta natural usada pela GFW é baseada em dados de 2010. (3) O sudeste dos EUA é definido pelos seguintes estados: Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas.